Trânsito
Armando Sicca com Fernando Osório ganhará semáforo
Além de sinaleira, não será mais possível dobrar à esquerda no sentido bairro-centro
Paulo Rossi -
Os velhos conflitos no cruzamento da avenida Fernando Osório com a rua Armando Sicca, na Zona Norte de Pelotas, devem ser eliminados em breve. Ao menos é o que se espera.
Um semáforo será instalado no local e não será mais possível realizar a conversão à esquerda, no sentido bairro-centro. O condutor terá de se dirigir à rótula primeiro, para, então, seguir ao seu destino. A medida adotada pela Secretaria de Transportes e Trânsito surge como resposta à morte de uma jovem de 23 anos, quase um mês depois do acidente.
O secretário Cláudio Montanelli garante que as medidas já estariam previstas e integram um projeto maior, dividido em outras duas ações a serem desenvolvidas nos próximos meses - veja quadro. Quem acompanha de perto o dia a dia no local, não raro, ouve freadas e arrancadas, vê acidentes e enxerga pedestres em meio aos veículos, na tentativa de atravessar a avenida. "Os condutores correm muito aqui e a tendência, com o número de carros cada vez maior, é de piorar", conta a gerente de um dos pontos comerciais, Adriana Donay.
O semáforo, portanto, tende a ser comemorado. Em três anos, Adriana já havia recorrido à prefeitura para solicitar algum tipo de intervenção no cruzamento, seja uma faixa de pedestres, uma sinaleira ou um quebra-molas. Ou seja, uma alternativa que forçasse a redução de velocidade.
Relembre
Camila Macedo trafegava pela avenida Fernando Osório - preferencial -, no sentido Centro-bairro, quando o veículo da Secretaria Estadual de Saúde surgiu da rua Armando Sicca e invadiu parte da pista - onde a visibilidade fica comprometida por um poste na esquina. A motocicleta da vítima atingiu parte da dianteira do carro. Com a colisão, Camila foi arremessada e morreu na hora. A jovem deixou um filho de apenas três anos de idade.
Confira outras medidas que estão por vir
- Mão única: em breve, as ruas Armando Sicca e Guilherme Wetzel deixarão de ter circulação nos dois sentidos. O fluxo de veículos na Armando Sicca ocorrerá no sentido avenida Dom Joaquim-Fernando Osório. Já o tráfego na Guilherme Wetzel ficará, claro, no sentido contrário.
- Melhorias na rua Paulo Marques: o local irá receber podas nas árvores e ganhará nova sinalização para que possa servir de ligação dos ônibus que irão acessar a rua Deodoro; circulação hoje feita pela Guilherme Wetzel que deixará de ter esse uso. "Daqui pra frente, queremos incentivar os condutores a utilizarem cada vez mais a Professor Araújo, para que a Deodoro fique mais dirigida aos ônibus", explica Montanelli.
- Outros semáforos: outros pontos, como a avenida Dom Joaquim, antes de chegar à rua General Osório, também passarão a contar com sinaleira devido a dois quesitos: organizar o fluxo, principalmente, nos momentos de pico, e investir em segurança.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário